Avenida Padre Cacique 122 sala 503, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS.

Contribuinte Facultativo: Como contribuir e economizar?

Surgem diversas dúvidas entre os contribuintes facultativos. Quais alíquotas podem ser utilizadas? Como economizar sendo um segurado facultativo? Como posso escolher a alíquota? Quais consequências dessas alíquotas?

Hoje, nosso advogado Marcelo Bittencourt traz as respostas para todas essas perguntas. Continue lendo para descobrir!

A alíquota de regra geral é de 20%, onde ocorre a escolha do salário de contribuição sobre qual valor será recolhido e colocado sobre essa alíquota. Com essa alíquota, ocorre a escolha de se aposentar através do tempo de contribuição (agora extinto, sendo substituído pelas regras de transição) ou aposentadoria por idade.

Mas como economizar e pagar menos? Nesse caso, você pode escolher pagar a alíquota de 11% sobre seu salário mínimo, mas fique atento: nesse caso, você só poderá se aposentar por idade e sua aposentadoria ficará restrita ao valor do salário mínimo.

E a contribuição como contribuinte facultativo, conta como carência e para obter os requisitos para aposentadoria por idade somado a outro tempo de contribuição?

A contribuição não conta como carência para atingir os requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição, porém pode ser somado.

Além das alíquotas de 20% e 11%, ainda temos a alíquota de 5% sobre o salário mínimo, reservada para aqueles que desempenham trabalho doméstico. Essa alíquota tem regulamentação própria e reservada para casos especiais.

 

Para mais informações sobre esse assunto e muitos outros relacionados a questões previdenciárias, entre em contato através dos nossos meios:

➡️ Advogado Marcelo Bittencourt

@marcelobittencourt.adv

marcelo@bmadvogados.adv.br

➡️ Advogada Natacha Bublitz

@natachabublitz

natachabublitz@bmadvogados.adv.br

Telefone de contato: (51) 8400-3391

E-mail de contato: contato@bmadvogados.adv.br

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário